Benefícios do Colágeno

Benefícios do Colágeno

Atualmente, um estilo de vida moderno, caracterizado por uma permanente falta de tempo, tem como principal conseqüência o consumo de alimentos altamente processados, sem efeito benéfico para a saúde. 

Benefícios do Colágeno

Dietas desequilibradas e incompletas podem causar muitas doenças dependentes da dieta. 

Nesse sentido, os suplementos alimentares de colágeno são substâncias benéficas para a saúde que contêm uma fonte concentrada de nutrientes ou outros componentes que trazem efeitos fisiológicos positivos.

O colágeno é uma proteína capaz de tornar a pele elástica e neutralizar o aparecimento de rugas, além disso, o colageno emagrece.

Colágeno e suas funções 

O colágeno é a principal proteína estrutural dos vários tecidos conjuntivos, como pele, ossos, cartilagem e tendões e inclui cerca de um terço do total de proteínas em mamíferos. 

Consiste principalmente em glicina (cerca de 33%), prolina (12-14%), 4-hidroxiprolina (<14%) e 4-hidroxiálise (1,5%). 

É uma proteína produzida naturalmente pela derme e tem a grande vantagem de tornar a pele elástica e neutralizar o aparecimento de rugas, atuando como uma cola entre as células e os tecidos. 

A radiação UV, a fumaça do cigarro, o estresse e uma dieta não saudável levam à degradação da estrutura natural do colágeno. 

Conforme envelhecem, o colágeno diminui lentamente, resultando na perda progressiva da elasticidade, que no entanto pode ser prejudicada pela escolha alimentos certos.

Entre os alimentos mais ricos em colágeno são laranjas, agriões, kiwis e mirtilos, que são uma boa fonte de vitaminas C e A, além de polifenóis. Existem também alimentos lipídicos, como azeite, cavala e ovos na lista. 

O colágeno também aparece em algo muito utilizado por nós, a gelatina, que então – através de uma reação de hidrólise enzimática – se torna colágeno hidrolisado.

Suplementos de colágeno: eles são realmente úteis?

Embora o colágeno hidrolisado tenha sido geralmente considerado de baixo valor biológico (uma vez que não contém todos os aminoácidos essenciais), é um componente nutricional confiável.

Frequentemente usado para suplementar outras proteínas devido à sua boa digestibilidade e alta tolerância do consumidor.

De acordo com a opinião de muitos pesquisadores, os efeitos benéficos da administração oral de colágeno hidrolisado resultam da capacidade deste atravessar a barreira intestinal e atingir a corrente sanguínea, tornando-se disponível para processos metabólicos.

O colágeno hidrolisado é usado em aplicações médicas, como suplementos de alta energia, produtos geriátricos e em dietas entéricas, terapêuticas ou de controle de peso.

Além disso, é conhecido o uso de proteínas hidrolisadas no tratamento de pacientes com distúrbios digestivos específicos, absorção e metabolismo de aminoácidos. 

Os hidrolisados ​​de colágeno são uma boa fonte de aminoácidos para pessoas que sofrem de anorexia, anemia e vegetarianos (devido à ausência de carne em sua dieta).

Os suplementos alimentares contendo hidrolisados ​​de colágeno são considerados agentes de melhoria na regeneração de tendões ou articulações em atletas fisicamente ativos com dor nas articulações relacionadas à atividade.

Demonstrou-se que o colágeno hidrolisado consumido por via oral é absorvido pelos enterócitos e se acumula na cartilagem. Especificamente, sua ingestão estimula um aumento significativo na síntese de macromoléculas que compõem a matriz extracelular de condrócitos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>