4 dicas para reduzir sua conta de luz de acordo com os cômodos da casa

4 dicas para reduzir sua conta de luz de acordo com os cômodos da casa

Economizar na energia elétrica muitas vezes pode ser de grande dificuldade para os moradores de uma residência. Por isso, separamos 5 dicas para reduzir o consumo de eletricidade de acordo os cômodos da sua casa. 

No entanto, antes de começar a alterar o seu dia a dia, confira sua conta atrasada celpe 2 via, assim você saberá se está pagando multas, juros, encargos ou outras tarifas. 

Reduza o consumo de eletricidade na sala de estar

4 dicas para reduzir sua conta de luz de acordo com os cômodos da casa

Para economizar eletricidade na sala, opte por uma tinta transparente para otimizar a iluminação.

  • Favorecer as cores claras nas paredes e tetos, organize seu espaço de trabalho e suas cadeiras de leitura o mais próximo possível das janelas para aproveitar ao máximo a iluminação livre do sol;
  • Televisão , sistema de som e computador estão longe de consumir mais eletricidade. Mas cuidado com o consumo desnecessário de relógios desses dispositivos! Eles podem representar um consumo anual equivalente a uma geladeira no mesmo período! 

Para evitar aumentar desnecessariamente sua conta de energia, desconecte esses dispositivos à noite agrupando-os no mesmo filtro de linha com um interruptor, por exemplo, e desligue a tela, o computador e a TV quando não os estiver usando.

  • Em relação ao aquecimento elétrico, prefira o uso do interruptor ao termostato, pare tudo quando você ventila e, acima de tudo, economize dinheiro, reduzindo a temperatura geral em dois ou três graus.

Reduza o consumo de eletricidade na cozinha

Ao cozinhar, não se esqueça dos reflexos ecológicos! Princípio básico: instale o calor longe do frio.

  • Portanto, coloque a geladeira longe o suficiente dos utensílios de cozinha e ela consumirá menos energia . Proteja-o descongelando e limpando regularmente a grade traseira (3 mm de gelo, isto é 30% mais consumo elétrico). 

Evite uma temperatura muito baixa. Evite também colocar alimentos quentes e não os empilhe. O mesmo vale para o seu freezer: é melhor colocá-lo em uma sala sem aquecimento, como uma adega ou uma garagem.

  • Se você usar placas de fogão elétricas, cubra as panelas ao cozinhar e leve panelas maiores que as placas: isso evita a perda de calor . Nas placas elétricas tradicionais, desligue-as no final do cozimento: a placa permanece bastante quente por um certo tempo e você economiza energia.
  • Para o seu forno elétrico, não abra a porta durante o pré-aquecimento. Se o limpar por pirólise, faça-o logo após o cozimento: o forno ainda estará quente e levará menos tempo para aquecer, daí a economia de energia.
  • Finalmente, se você trocar de equipamento, prefira dispositivos sóbrios e com baixo consumo de energia. Para fazer isso, consulte o rótulo de energia agora presente em todos os eletrodomésticos vendidos.

Reduza o consumo de eletricidade no banheiro

Chuveiros são mais econômicos que banheiras.

  • Limite seu consumo de água, preferindo um banho em um banho (3 vezes menos água usada), você também limitará seu consumo de eletricidade .
  • No lado da lavanderia, para economizar dinheiro em sua máquina de lavar , geralmente existem ciclos “seco” ou “meia carga” que economizam eletricidade e água a cada lavagem quando a máquina não está cheia: além disso, lavar suas roupas a 30 ° C consome metade do que lavar suas roupas a 60 ° C. Lembre-se também de limpar o filtro regularmente.
  • Lembre-se de ajustar seu tanque de água quente corretamente .

Conselhos gerais de iluminação

Algumas dicas para um melhor gerenciamento da iluminação:

  • Lembre-se de desligar as luzes em quartos desocupados;
  • Use lâmpadas de baixo consumo para os pontos de luz com maior tempo de operação;
  • Adapte a potência das lâmpadas de acordo com as salas e necessidades;
  • Lembre-se de remover o pó das lâmpadas de tempos em tempos, pois aumenta sua eficiência luminosa;
  • Escolha cores claras para suas paredes e tetos, a luz refletirá melhor.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>